Dia do Bibliotecário – Importância de levar seu pequeno à biblioteca.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasil Leitor (IBL) comprovou o que há tempos professores e educadores já sabiam: o acesso de crianças a bibliotecas contribui – e muito – com diversas áreas do desenvolvimento. 

Principalmente para crianças pequenas, o aspecto lúdico está intimamente ligado à aprendizagem, afinal, é brincando que as crianças adquirem uma série de competências – das habilidades motoras à capacidade de socialização.  No entanto, é importante diferenciar um espaço lúdico de um espaço de brincadeira, uma vez que a missão das bibliotecas é atuar na formação de novos leitores e não apenas divertir.

Bibliotecas são, por natureza, espaços coletivos, onde é preciso obedecer a uma série de regras para o convívio com os demais e para manter a própria organização do espaço. Isso permite à criança aprender que tem direitos e deveres e também a vivenciar o uso democrático dos espaços.

O passeio à esse local é uma ótima pedida para os dias de férias ou até para os dias de aula. Com uma variedade literária enorme, as bibliotecas nos dão a oportunidade de conhecer autores e livros que nem imaginávamos! Diferentemente de quando compramos um livro pela internet, quando vamos à biblioteca nos deparamos com outras diversas obras até encontrarmos aquela que procuramos, e essa busca acaba trazendo deliciosas surpresas. Você também pode mostrar para seu pequeno os seus livros favoritos e o lugar onde encontrou eles pela primeira vez. E outra coisa legal é que temos que voltar à biblioteca para devolver o livro emprestado, e duvido que você consegue fazer isso sem voltar para casa com outros tantos livros para ler!

5 Bibliotecas para conhecerem

1 – Biblioteca de São Paulo (São Paulo – SP)

Instalada na área da antiga Casa de Detenção Carandiru, a Biblioteca de São Paulo (BSP) foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 e possui uma área de 4.257 metros quadrados e um acervo com mais de 40 mil obras, entre livros, discos e filmes. Em reconhecimento ao importante trabalho realizado, a BSP já recebeu premiações como o Prêmio IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano e o Prêmio Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para visitar, basta ir à Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, em São Paulo (SP).

2 – Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo – SP)

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) foi a primeira biblioteca pública de São Paulo, sendo, hoje, a maior da cidade e a segunda maior do Brasil, além de ser uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Seu acervo conta com 3 milhões de itens, entre livros, revistas, mapas e multimeios – entre eles, a Seção de Obras Raras e especiais, e um dos maiores acervos de livros de arte de São Paulo. Para visitar, o endereço é Avenida São Luís, 235, em São Paulo (SP).

3 – Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro – RJ)

Com mais de 200 anos de história, a Biblioteca Nacional (BN) é a mais antiga instituição brasileira e a maior e mais importante biblioteca do país, além de ser a maior de toda a América Latina e considerada pela UNESCO uma das principais bibliotecas nacionais do mundo! Fundada pela Família Real, em sua chegada ao Brasil, a BN conta hoje com um acervo com cerca de 10 milhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais, fotografias e documentos. Para conhecer, o endereço é  Av. Rio Branco, 219, Rio de Janeiro (RJ).

4 – Biblioteca da Floresta (Rio Branco – AC)

A Biblioteca da Floresta é um importante centro de pesquisa que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável, disponibilizando um acervo especializado em assuntos e autores da Amazônia e do Acre. Ela está localizada na capital do Acre, Rio Branco, na Travessa Campo do Rio Branco.

5 – Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Salvador – BA)

Com um acervo de 600 mil obras, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia é a mais antiga da América Latina e a primeira biblioteca pública do Brasil. Localizada na capital baiana, seu endereço é Rua General Labatut, 27.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s