Receitinhas para fazer com os pequenos.

Aventuras na cozinha são sempre uma boa maneira de entreter as crianças, especialmente quando é preciso ficar mais tempo dentro de casa, como agora.  O passatempo se torna um programa em família e, além de poder comer tudo depois, os pequenos recebem lições valiosas de segurança e independência para levarem consigo por toda a vida.

Esta acabando a criatividade para exercer atividades para as crianças em casa? Ou quer encontrar um interesse em comum e passar mais tempo em família? Cozinhar com crianças é uma ótima alternativa para ambos os casos. 

Outro ponto muito interessante de leva-las a esse mundo da culinária é que você pode incentivar aos que não comem muitas coisas saudáveis a comerem através de receitas que aparentem ser muito gostosas sem deixar de ter uma fruta ou legume no meio.

4 receitinhas fáceis para fazer:

1) Panqueca colorida

Panqueca laranja

Ingredientes:

1 xícara de leite
2 xícaras de cenoura ralada
2 ovos
1 xícara de farinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer: Bata no liquidificador o leite, a cenoura, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, derreta um pouco de manteiga e coloque a massa e fazer as panquecas.

Panqueca rosa

Ingredientes:

1 xícara de leite
1 ½ xícara de beterraba ralada
2 ovos
1 xícara de farinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer:

Bater no liquidificador o leite, a beterraba, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, passar um pouco de manteiga e colocar a massa e fazer as panquecas.

Panqueca verde

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de leite ou água
2 ovos
Sal a gosto
2 xícaras de espinafre cru
Salsa a gosto

Modo de fazer:

Colocar no liquidificador todos os ingredientes.
Se ficar muito grossa a massa coloque mais água ou leite.
Coloque cerca de 2 colheres de sopa da massa de cada vez numa frigideira antiaderente e frite por cerca de 2 minutos, ou até parar de borbulhar no meio da massa. Vire e doure do outro lado.

2) Lasanha de Berinjela

Lasanha é um ótimo prato para cozinhar com crianças, pois envolve muita diversão no processo de montagem. Depois de grelhar as berinjelas, peça ajuda aos filhos para montar a lasanha na travessa.

Ingredientes:

  • 3 berinjelas
  • 2 xícaras de molho de tomate
  • 2 ½ xícaras de muçarela ralada (cerca de 300 g)
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 °C. Lave e seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento.

Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado – não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante.

Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela ralado.

Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

3) Bolinho de arroz e feijão

Ingredientes:

  • Arroz e feijão cozidos 
  • Azeite 
  • Modo de preparo 

Modo de preparo:

Cozinhe arroz e o feijão com os temperos de preferência. Junte uma colher de sopa de arroz e uma de feijão sem o caldo, amasse levemente e faça uma bolinha. Em seguida, unte uma forma com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 5 a 10 minutos.

4) Nuggets de legumes

Os nuggets são sempre um sucesso entre a criançada e, até mesmo, entre os adultos. Práticos, fáceis, rápidos e deliciosos, são ótimos para complementar o almoço ou o lanche da tarde em família. Porém, sabemos que sua composição não é lá muito saudável… Pensando nisso, trouxemos uma versão alternativa dessa receita que é também muito saborosa e bem mais saudável!

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de batatas descascadas e cortadas em cubos;
  • 1/2 xícara de cenoura descascada e cortada em cubos;
  • 1/2 xícara de abobrinha descascada e cortada em cubos;
  • 1/2 xícara de couve-flor;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 cebola;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 colher de sopa de polvilho doce;
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca fina;
  • 3/4 xícara de farinha de mandioca flocada;
  • Temperos e ervas a gosto.

Modo de preparo:

  • Em uma panela, coloque a água, a cenoura, as ervas e a cebola e deixe ferver em fogo médio por cerca de 10 minutos.
  • Acrescente a batata, a abobrinha, a couve-flor e o sal. Cozinhe por mais 15 minutos, ou até a água da panela quase secar.
  • Amasse, grosseiramente, os legumes cozidos com a ajuda de um garfo. Acrescente o polvilho doce e a farinha de mandioca fina, abaixe o fogo e mexa até que a mistura se transforme em uma massa grossa. Transfira para um prato e deixe esfriar um pouco. Coloque a farinha flocada em um prato. Modele os nuggets como desejar, deixe-os não muito grossos, e passe na farinha flocada, de forma que eles fiquem empanados por inteiro.
  • Disponha os nuggets em uma assadeira untada e regue-os com um fio de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 250 graus e asse até que fiquem dourados.

Bacana, não é? Espero que tenham gostado te inspirem a levar as crianças mais vezes para a cozinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s