Sobre o Apadrinhamento

Padrinhos e madrinhas são considerados segundos pais e mães de uma criança e os responsáveis pela orientação, cuidados e criação desde a infância até a vida adulta. Ao ganhar um afilhado recebemos a missão de amar, inspirar, ser presente e e substituir seus pais em caso de necessidade.

Então, é essencial que seja alguém em quem confiamos, por isso, a escolha dos dindos deve ser uma decisão amadurecida e, de preferência, tomada em conjunto. 

Ser padrinho ou madrinha de um bebê vai muito além da questão religiosa, apesar de a oficialização do “cargo” ser feita na igreja, durante o batizado. Os critérios variam de acordo com os valores e crenças do casal.

Mas então, como tomar essa decisão? 

Uma boa dica é aguardar o parto e depois analisar com quem o bebê terá mais afinidade ou quem se mostrará um importante apoio no primeiro ano de vida do bebê.

Não é necessário que seja alguém da família, mas precisa ser uma pessoa que esteja sempre próxima. Também não precisa ser necessariamente um casal. Mas, é importante que a madrinha e o padrinho se conheçam e tenham um boa relação, ou que pelo menos estejam dispostos a estreitar laços por conta do afilhado. Busque alguém que ensine boas lições de vida, um dos aspectos fundamentais em criar uma criança é a orientação para a vida.

O ideal é que os padrinhos sejam convidados com uma certa antecedência (para dar tempo de se prepararem para o curso de batismo, por exemplo) e por meio de uma conversa.

Não é comum, mas pode acontecer de negarem o convite. Neste caso, apenas agradeça a franqueza e honestidade das pessoas (não é qualquer um que está preparado para tamanha responsabilidade, por isso não fique chateado se as pessoas escolhidas não estiverem).

Caso os padrinhos aceitem o convite, você pode entregar o convite formal. Exemplo:

Ser padrinho é… Ter um filho de outros pais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s